O leite materno contém proteínas, lipídeos e carboidratos que são absorvidos pelo organismo da criança conforme a fase em que se encontra. O leite sofre alterações durante todo o período de amamentação, para se adaptar às necessidades da criança. Existem três fases do leite materno: o colostro, o leite de transição e o leite maduro.
Colostro
O colostro é o primeiro leite produzido pela mãe, entre o 1° e o 5° dia após o parto. É um líquido mais transparente ou amarelo rico em proteínas. Também possui alta concentração de imunoglobulinas, o que faz com que tenha um papel de destaque para a imunidade do recém-nascido.
Leite de Transição
A maturação do leite acontece aos poucos. Como o próprio nome diz, o de transição é produzido no período intermediário entre o colostro e o maduro. Sua composição, portanto, se modifica de forma gradual e progressiva. Em geral, esse leite é produzido entre o sexto e o 15º dias após o parto.
O leite de transição é rico em gordura e lactose, enquanto o volume de proteínas e prebióticos diminui (fibras que estimulam o crescimento de bactérias saudáveis no intestino e auxiliam no seu funcionamento). Nessa fase, as mamas ficam mais cheias, firmes e pesadas. Mamadas frequentes do bebê ajudam a aliviar esse ingurgitamento normal.
Leite Maduro
Já o Leite maduro é o que alimentará o bebê do 15° dia em diante. Ele contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Sua composição é um equilíbrio perfeito entre macronutrientes (proteínas, lipídios e carboidratos) e micronutrientes (vitaminas, como a vitamina A e C, e minerais, como ferro, cálcio e zinco), sendo assim suficiente para alimentar exclusivamente o bebê até o sexto mês de idade, não sendo necessário nenhum tipo de complemento.
Após a fase madura do leite, ele ainda vive em constante mudança, de acordo com a alimentação da mãe ou até saúde do bebê. As vezes pode aparentar mais fino e aguado e as vezes mais grosso e gosturoso. Mas fique tranquila e isso não interfere na eficácia do seu leite.
Confie na sua natureza e no seu organismo, busque informação e quando necessário, procure um profissional de amamentação.