✨ DESCONTO PIX

🚚 FRETE REDUZIDO POR POUCOS DIAS

❤️ FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$ 240

✨ ANO NOVO, NOVOS HÁBITOS ❤️ 7% OFF! USE O CUPOM: PAZ ( válido até 07/01 )

baby in white onesie holding wooden blocks

21 maneiras de estimular o seu bebê

21 maneiras de estimular o seu bebê

Quando um bebê chega ao mundo, vem carregado de muita felicidade, vem também a responsabilidade de ter em nossas mãos um serzinho tão pequeno e “zerado”. É a partir desse momento que criaremos e conduziremos a educação desse bebê. Estimular e ensinar no momento certo é o dever dos pais. E para te ajudar, separei várias dicas de como educar do seu filho desde o nascimento.

Interação desde o primeiro dia

Sentir – Embora seu bebê ainda não pegue objetos, você pode fazer seu bebê tocar alguns e sentir as texturas. Fazer massagens e dar abraço também são formas de explorar o toque.

Ouvir – Colocar música, cantar, conversar bastante e ler histórias é interessante. Para o seu recém-nascido escolha apresentar livros com contrastes de preto e branco para explorar a visão deles que ainda está se desenvolvendo pouco a pouco. Este tipo de contraste chama atenção deles.

Deixe brincar no chão

Coloque seu bebê no chão, independente de quantos meses ele tenha. O chão é o melhor lugar para ele explorar seus movimentos, brincar e desenvolver suas habilidades. Basta proporcionar um ambiente mais confortável. Forre o chão com algo que deixe confortável para seu bebê.

O poder do colo

Pode ser que você ouça dizerem que dar muito colo vai deixá-lo mal-acostumado, mas não é verdade. Pensa comigo, como que colo, carinho e atenção vão deixar alguém mal-acostumado?

O colo é uma forma de você estimular seu bebê, brincar e acolher. O contato pele a pele com mãe no período de exterogestação (até 3 meses), auxilia o bebê se acalmar e se adaptar a este novo mundo. E mesmo após este período, acolha sempre que puder, após o choro, quando estiver com sono etc.

E lembre-se: Quando crescer não vai querer ficar mais no colo, então aproveite bastante o quanto puder.

Faça o tummy time

Deixe seu bebê de bruços todos os dias um pouquinho. Isso ajudará fortalecer musculatura de cabeça, pescoço e costas.

Eles podem não gostar muito e cansar rapidamente, mas são estímulos muito importantes. Conforme ele vai crescendo, ele vai se adaptando melhor e resistindo ao tummy time por mais tempo. Uma dica é interagir com ele para ele se sentir motivado a brincar e se divertir.

Brincar sozinho

É importante deixar o bebê brincar sozinho de vez em quando. É o momento dele! Deixe, se afaste um pouco, mas fique atenta observando.

Interagir na frente do espelho

Faça esse experimento, coloque seu bebê na frente de um espelho e brinque com ele, perguntando quem é o bebê no espelho. É uma ótima forma de interação.

Deixe bebê observar, converse com ele em frente ao espelho!

Faça sons com a boca

Todos os tipos de sons, desde barulhinhos que você pode fazer com a boca até sons de animais. E espere o bebê responder a esse estímulo. Muitas vezes você verá que ele ficará observando sua boca e tentando imitar.

Leia diariamente para seu bebê

A leitura estimula a criatividade e desenvolvimento do bebê. Pegue um livro, conte história baixinho e lentamente, mostre os desenhos dos livros. Comente com seu bebê coisas do livro, faça perguntas! Por mais que ele não responda, ele vai adorar interagir com você!

Cante para seu bebê

Cantar é uma das formas de acalmar o seu bebê, principalmente porque ele reconhece sua voz desde a barriga. Tente acalmá-lo cantando quando ele parecer cansado ou sonolento.

Cante na hora do banho, durante as brincadeiras. A musica costuma prender a atenção da criança por mais tempo e de quebra aumenta a sua conexão com o seu filho.

Como e o que falar com seu bebê?

Você pode falar com seu bebê em um tom de voz diferente do seu, aquela famosa “voz de bebê!”. Eles demonstram mais atenção quando se usa este tipo de tom de conversa.

Comece o dia conversando sobre as atividades que farão naquele dia, e finalize recapitulando tudo que foi feito naquele dia, mesmo ele bebê já é possível criar essa rotina e vai por mim, vai te ajudar muito no futuro.

Se o bebê tentar se comunicar com você, olhe nos olhos dele, mostre que você está interessada no que ele está tentando te dizer. Mantenha este contato visual! Tente dar atenção máxima ao bebê e olhar para ele. Evite falar com ele olhando para diferentes direções, tv, celular. Isso permite eles melhorarem a capacidade de se comunicar.

Crie o hábito de ensinar palavras o tempo inteiro. Mostre objetos e diga o nome deles para eles aprenderem, tanto em casa ou na rua.

Narrar suas atividades também é uma maneira de interagir, estando com o bebê no colo ou não. Principalmente se bebê estiver sozinho brincando, e você fazendo outras atividades no mesmo ambiente com ele. É uma forma dele saber que você está ali presente e dando atenção, mesmo realizando outras atividades.

Evite telas e use com moderação

O recomendado é que as crianças evitem telas até os 2 anos. Mas cada família precisa entender o que funciona.

Tente interagir mais com seu bebê e exponha ele menos a telas. Telas além de causar ansiedade bloqueiam a imaginação da criança.

Explore todos os sentidos

Conforme seu bebê vai crescendo, ele vai desenvolvendo e aperfeiçoando todos os sentidos. Ajude ele a explorar todos eles

Visão

Seu bebê terá uma melhor visão se o objeto ou pessoa a ser observada estiver a uma distância de 20cm dele. Lembre-se disso ao conversar com ele e ao mostrar brinquedos, livros ou demais objetos

Audição

É completamente desenvolvida desde o nascimento. O bebê é capaz de reconhecer a voz de pessoas conhecidas e reagir a elas. Cantar, brincar ouvindo músicas e utilizar brinquedos com sons, ajudam eles explorar ainda mais.

Olfato

O bebê é capaz de reconhecer o cheiro da mãe, do seu leite e através das roupas utilizadas por ela. O colo e contato pele a pele com mãe e pai fazem bebê explorar ainda mais o olfato.

Tato

O contato pele a pele da mãe com o bebê é a melhor forma de explorar este sentido. Mas também pode fazer massagens, cócegas na barriga e pezinhos. Durante os cuidados sempre fale sobre as partes do corpo que está tocando.

Conforme cresce, deixe o bebê explorar objetos de diferentes tamanhos e texturas.

Paladar

Durante os primeiros meses, o leite materno será o único sabor a ser explorado, mas conforme for crescendo, após a liberação do pediatra, explore diferentes sabores e texturas para que o bebê explore o seu paladar.

Saia com seu bebê

Apesar de estarmos em pandemia, você não precisa ficar somente em casa, tome todos os cuidados e saia para respirar um ar fresco e fazer uma caminhada, fazer isso será bom tanto para você quando para o bebê.

Mas lembre-se sempre de observar o tempo e evitar sair com seu bebê em dias extremos de frio ou calor.

Evite também lugares lotados com recém nascidos, não só pelo momento que estamos vivendo mas também porque o sistema imunológico do seu bebê ainda é imaturo. Para passeios em locais com mais pessoas o recomendado é que aguarde os 2 primeiros meses do bebê.

Lembre-se: Você é o entretenimento do seu bebê

Use todas essas dicas e a sua criatividade para entreter seu bebê. Faça sozinha, junto com o papai e aproveitem o momento em família para brincar juntos!

Quer uma brincadeira infalível? Brinque de se esconder. Coloque um paninho ou almofada em frente o seu rosto e pergunte: cadê a mamãe? Retire pano ou almofada, diga: “achou!”, você verá muitas gargalhadas.

Torne quem está distante presente

No momento em que estamos vivendo, o distanciamento social é necessário para o bem de todos, mas uma forma de manter os familiares e amigos presentes na vida desse novo membro é fazer chamadas em vídeo.

Além de você matar a saudade de pessoas queridas e elas terem a oportunidade de conhecer o bebê, ele irá se divertir muito ouvindo outras vozes e estimulando a comunicação.

Observe e respeite momento do bebê

Estimular seu bebê vai ajudá-lo no seu desenvolvimento e aprendizado, com certeza. Porém, se seu bebê parecer irritado, de um tempo a ele e veja se ele não está com sinais de sono, indicando que talvez seja hora de tirar uma soneca.

Bebês gostam de brincar e interagir, mas também gostam de paz e sossego! Não queremos um bebe irritado, né?

Lucas Lira

Sou Lucas, 27 anos, pai de 3 e designer e co-fundador da Ecomãe.

Compartilhe!

Deixe seu comentário 🙂