🎟️ Cupom de Primeira Compra: ECOMAE5

✨ MÊS DE ANIVERSÁRIO DA MARCA ✨ 🌷 20%OFF COM CUPOM: ECO5ANOS 🌷

✨ ANO NOVO, NOVOS HÁBITOS ❤️ 7% OFF! USE O CUPOM: PAZ ( válido até 07/01 )

Simples gestos que os pais podem fazer que são valiosos para os filhos

Simples gestos que os pais podem fazer que são valiosos para os filhos

Nós acreditamos que as crianças são o futuro, mas mais do que isso, elas são o presente, portanto igualmente importantes dentro do núcleo familiar.

E para você conseguir demonstrar isso, separei algumas dicas para você praticar com seus filhos:

Falar mais “Sim”

Quando estamos imersos em nossa rotina, muitas vezes não nos permitimos relaxar. O exercício de dizer “Sim” com mais frequencia talvez seja mais valioso para os pais do que para as crianças hihi

Pedir para que o pequeno te ensine sobre algo que aprendeu

Mostrar interesse nos assuntos do filho é algo que valoriza muito a relação. Uma das formas de fazer isso é pedindo ao filho te ensinar algo que aprendeu (mesmo que você já saiba). A ideia é que seu filho fique orgulhoso por repassar essa habilidade.

Dar presentes feitos por você

Uma camiseta customizada, um estacionamento de caixas de papelão (essa eu fiz para o Natan haha) ou algum outro brinquedo feito a partir de um tutorial no YouTube.

Mais uma vez, a ideia é a interação e criar laços familiares.


Inclusive uma dica legal para já fazer com seus pequenos e de quebra ensiná-los sobre educação financeira! Nossos queridos amigos da @querodobra se juntaram com a @dentrodahistoriabr para montar um kit bem legal com carteira e dinheirinhos. Basta acessar o blog e baixar o material para imprimir.


Criem suas próprias tradições familiares

Seja um filme todo sábado a noite, jantar fora na sexta, domingo no parque. Isso cria o sentimento de pertencimento.

Aquela ideia legal de fazer parte de um clube secreto (pra fazer coisas secretas em segredo – quem vê Peppa com o filho vai entender Haha).

Deixar que a criança se expresse livremente

Dancem, cantem muito, façam atividades artísticas, vistam fantasias, short pro cima da calça só porque sim… Na vida já sofremos muita censura de várias maneiras diferentes. Se expressar livremente se faz muito necessário para aliviar o sufoco da vida.

Decore a casa com as atividades de seu filho

Quando seu filho fizer alguma atividade, um quadro, uma pulseira ou qualquer outra coisa, demonstre importância usando ou decorando algum ambiente com o que ele fez.

Demonstre interesse nos assuntos que ele conta

Ouvir o que o pequeno tem a dizer é importante. Seja algo que aconteceu na escola, ou um desenho novo. Demonstre real interesse no assunto. É importante para que a criança entenda e comece a compartilhar seus pensamentos sobre o mundo.

Cozinhar em conjunto

Seja selecionando os ingredientes, ou participando de algumas etapas, o que vale é a interação para fortalecer o vínculo familiar e de quebra cria interesse pela culinária.

Quem não se lembra de lamber a colher depois da mãe preparar a massa do bolo?

family making breakfast in the kitchen
Photo by August de Richelieu on Pexels.com

Ler com ou para seu filho

A leitura é algo essencial para o aprendizado. Ler para a criança cria um laço familiar, pode ajudar na imaginação e a estimula a criar gosto pela leitura.

Mostrar ao seu filho como foi sua infância

Falar de igual para igual pode aumentar a identificação entre pais e filhos. Mostre a ele como eram as brincadeiras de sua época, ou conte histórias da infância.


Enquanto escrevia essas dicas percebi que são dicas quase que de terapia para os pais, principalmente em tempos como esses de pandemia em que muitos estão trabalhando de casa.

Nossos filhos são nossa herança, e nossa alegria também. Talvez eles sejam o nosso paradoxo atemporal. Eles fazem parte e interferem muito (muito mesmo) o nosso presente, mas tabém são nosso futuro (viverão e carregarão nosso legado).

Por isso a preocupação de dar atenção a eles. Eles precisam de nós, mas talvez nós é que precisamos mais deles. Nunca saberemos.

Lucas Lira

Sou Lucas, 27 anos, pai de 3 e designer e co-fundador da Ecomãe.

Compartilhe!

Mais recentes

Mais Vendidos

Deixe seu comentário 🙂